In order to bring you the best possible user experience, this site uses Javascript. If you are seeing this message, it is likely that the Javascript option in your browser is disabled. For optimal viewing of this site, please ensure that Javascript is enabled for your browser.

Centro Sebrae de Sustentabilidade

Formulário de busca
Brasil Estados Unidos

Prêmio Sebrae Minas de Práticas Sustentáveis tem 11 empresas finalistas

Reconhecimento

Empresas destaques serão anunciadas no dia 23 de outubro, em Belo Horizonte

prêmio mg.png

15.10.2013
Fonte: www.sebraemg.com.br 
Link: http://mg.agenciasebrae.com.br/noticia/21092303/desenvolvimento-sustentavel/premio-sebrae-minas-de-praticas-sustentaveis-tem-11-empresas-finalistas/ 

Simone Guedes

Onze micro e pequenas empresas mineiras são finalistas do Prêmio Sebrae Minas de Práticas Sustentáveis. Estão na final da premiação quatro empresas do Triângulo Mineiro, três do Centro de Minas, duas do Sul de Minas, uma do Norte de Minas e uma do Noroeste do estado. A cerimônia de premiação e o anúncio das empresas que são destaques do prêmio serão no dia 23 de outubro, na Casa Bernardi, em Belo Horizonte.

São finalistas as empresas Econova (Uberlândia), Fazenda Bela Vista (Patrocínio), Fazendo Engenho Dágua (Ouro Preto), Fazenda Itaoca (Conceição do Rio Verde), Ângela Rabelo Ligerie (Vazante), Cerâmica Ituiutaba (Ituiutaba), EcoConstruct (Nova Lima), Sorveteria Gosto do Cerrado( Montes Claros), JeM Peças e Serviços/Jovcar (Curvelo), Sítio Maritacas (Liberdade) e Tijox (Uberaba).

As onze empresas foram selecionadas entre as mais de 120 inscritas nesta terceira edição do prêmio e terão suas práticas sustentáveis divulgadas em publicação especial sobre o Prêmio. As empresas-destaques, que serão divulgadas no dia 23 de outubro, receberão ainda consultoria tecnológica do Sebrae.

Entre os critérios de seleção do prêmio estão empresas que estão em dia com as obrigações de licenciamento ambiental e possuem práticas diferenciadas na gestão de resíduos, recursos hídricos, eficiência energética, controle de qualidade do ar e da poluição sonora. No âmbito social, empreendimentos que investem em programas de treinamento e capacitação dos empregados, de segurança no trabalho, além de respeito à legislação trabalhista, previdenciária e fiscal.

Criado em 2011, a premiação promovida pelo Sebrae Minas é um incentivo a à inovação tecnológica e à busca de posturas e procedimentos que possam tornar as pequenas empresas mais eficientes, rentáveis e sustentáveis.

Saiba mais sobre as empresas finalistas:

TRIÂNGULO

Cerâmica Ituiutaba (Ituiutaba)
Utiliza cavacos de madeira proveniente de obras em substituição à lenha e desmoldante à base de óleo de soja, em substituição ao óleo queimado. Faz a captação e reuso de água de chuva, e uso de crédito de carbono. Promove a doação de “cacos” (materiais quebrados e não conforme) para uso em estradas municipais e distribui sementes para alunos de 6 a 10 anos de idade de escolas públicas de Ituiutaba, para a plantação na região, principalmente em matas ciliares. Este projeto tem como meta o plantio de 100 mil árvores até 2022.
Contato: (34) 3269-9084

Econova (Uberlândia)
Desenvolve projeto denominado de “50 Telhados Uberlândia”, com o objetivo de explicar para sobre a tecnologia e os benefícios de sua utilização. A previsão é que o projeto instale até o final de 2013, entre 100kW e 150kW de painéis de geração de energia fotovoltaica, tornando-se capaz de gerar em Uberlândia energia entre 3000 e 4500 kWh/ano.
Contato: (34) 9173-1160

Fazenda Bela Vista (Patrocínio)
Promove o reutilização da palha de café, adicionada ao esterco de peru para a formação de composto orgânico a ser utilizado como adubo orgânico na própria lavoura. Promove a trincha da vegetação nas ruas do cafezal, mantendo a matéria orgânica no local. O óleo usado é retornado à empresa de trator e adota práticas de redução do consumo de água.
Contato: (34) 9919-4572

Tijox (Uberaba)
Fábrica de tijolos ecológicos sem a queima da madeira, sem uso de argila e com a utilização de mão de obra carcerária, possibilitando a reinserção social, por meio do trabalho (regressão de pena para detentos com regime semi aberto).
Contato: (34) 9972-6212

NOROESTE

Ângela Rabelo Lingerie (Vazante)
A empresa utiliza um software que otimiza o uso de tecido, reduzindo o desperdício e doa retalhos para artesãos da cidade. As roupas que não vendidas são doadas para entidades assistencialistas. Oferece ginástica laboral e fisioterapia preventiva para os funcionários.
Contato: (34) 3813-0073

CENTRO

EcoConstruct (Nova Lima )
Empresa de consultoria que implementa projetos para tornar as construções mais sustentáveis. Entre as práticas adotas estão o uso de madeira FSC para obra, avaliação de procedência de todos os materiais utilizados, gestão adequada dos insumos utilizados na obra, gestão de resíduos com maior reaproveitamento, reduzindo a quantidade enviada para aterros. Também se preocupa em apoiar projetos sociais que fazem a reciclagem de resíduos e a substituição de insumos por outros que geram menos poluentes.
Contato: (31) 3786-1760

Fazenda Engenho Dágua (Ouro Preto)
A fazenda está próxima a áreas de preservação ambiental. Para evitar atividades extrativistas nestas áreas foram feitas reuniões e palestras de conscientização com a comunidade da região. O objetivo era criar um projeto de geração de renda para melhorar a qualidade de vida, preservar as tradições e conservar os recursos naturais da floresta. Com isso, produziram o "porco na banha", que relembra a antiga “carne na lata”.
Contato: (31) 8466-9981

JeM Peças e Serviços/Jovcar (Curvelo)
Adota desengraxante biodegradável para a lavagem de peças, em substituição do uso de diesel e gasolina e “sistema inteligente”, a granel e com bacia de segurança acoplada, para a troca de óleo de motor. Os resíduos recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) são doados para a ASCCAR (Associação Curvelana dos Catadores Recicláveis). Já os resíduos contaminados com óleo são coletados por uma empresa especializada. As baterias automotivas são devolvidas para o fornecedor e os pneus são coletados pela Prefeitura Municipal de Curvelo. O empreendimento conta com uma Central de Armazenamento de Resíduos Sólidos e reutiliza parte dos resíduos sólidos gerados.
Contato: (38) 3721-3914

SUL DE MINAS

Fazenda Itaoca (Conceição do Rio Verde)
A fazenda possui uma reserva particular do patrimônio natural registrada dento da Reserva Legal e possui nove áreas de preservação permanente. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, fizeram o plantio de 9,6 mil mudas. Criada uma colônia para os colaboradores. Todos os resíduos da fazenda são separados e as folhas do abanador do café voltam para a lavoura como adubo. Os resíduos orgânicos são encaminhados para a criação de porcos da colônia. Foi instalada uma estação de tratamento de esgoto, em que esgoto da colônia é tratado e o córrego que passa no local é monitorado anualmente.
Contato: (35) 3335-2970

Sítio Maritacas (Liberdade)
A alimentação do gado foi trocada e a agricultura convencional pelo plantio direto reduzindo custos e preservando uma área maior já que este revolve menos a camada do solo. Utilizam espécies vegetais que mantém a nutrição e umidade do solo e controlam as espécies daninhas evitando roçar o terreno. Ao substituir o uso de fertilizantes pelo adubo orgânico, preservam cerca de 60% da propriedade, que vem sendo reflorestada e as nascentes protegidas.
Contato: (32) 98008842

NORTE DE MINAS

Sorveteria Gosto do Cerrado (Montes Claros)
A empresa fabrica sorvetes com frutos do cerrado. Tem uma relação de comércio justo com as famílias extrativistas. A Gosto do Cerrado fomenta a prática extrativista sustentável: incentiva o pequeno produtor rural a manter a flora nativa da região, oferece apoio técnico e dá sementes das frutas. A empresa compra frutas de pequenos agricultores.
Contato: (38) 3222-1180

 

Prêmio Sebrae Minas de Práticas Sustentáveis
Cerimônia de premiação
23 de outubro, às 20h
Casa Bernardi – Rua Conde de Linhares, 308 – Bairro Cidade Jardim
Belo Horizonte/MG
Informações: www.premiosebraemgsustentavel.com.br

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9276

Compartilhar

Enviar por e-mail


Insira até cinco e-mails, separados por vírgula