In order to bring you the best possible user experience, this site uses Javascript. If you are seeing this message, it is likely that the Javascript option in your browser is disabled. For optimal viewing of this site, please ensure that Javascript is enabled for your browser.

Centro Sebrae de Sustentabilidade

Formulário de busca
Brasil Estados Unidos

Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas sobre sustentabilidade empresarial

  1. 1 - Como abrir uma empresa?

    Para abrir um empresa é necessário que conheça : / Clientes - quem irá comprar o produto ou serviço oferecido; / Concorrente - o que existe no mercado melhor que você, o que a sua empresa será diferente / Fornecedor - quem são, aonde estão, o valores ofertados. Mas para saber do mercado, recomendamos que procure o Sebrae mais próximo e verifique a grade de cursos disponíveis. Somente na confecção de um plano de negócios é possível perceber como se manter no mercado, e como se diferenciar. Ligue 0800-570-0800

  2. 2 - Como o Sebrae pode apoiar as micro e pequenas empresas na área da sustentabilidade?

    O Sebrae apoia as micro e pequenas empresas na implementação de programas de melhoria de desempenho ambiental voltados, por exemplo, na redução de desperdícios, na eficiência energética, uso racional de água, otimização das matérias primas e reaproveitamento de resíduos. A instituição dispõe de ferramentas e produtos que podem ser disponibilizados às micro e pequenas empresas por meio de projetos, consultorias e outras ações em todas as unidades da Federação. Procure o Sebrae mais próximo ou ligue 0800-570-0800

  3. 3 - O que é Licença de Instalação (LI)?

    A Licença de Instalação é requerida ao se ter o projeto aprovado, servindo para a construção do empreendimento, segundo este mesmo projeto.

  4. 4 - É possível ter lucro e ser competitivo com atitudes sustentáveis?

    Sim, é possível como também recomendável sob o ponto de vista econômico. Ao reduzir o consumo de recursos naturais, especialmente água e energia, os empreendimentos também economizam recursos financeiros. Atitudes sustentáveis praticadas como princípios em empresas de todas as atividades econômicas, envolvendo todos os trabalhadores e colaboradores, promovem o estabelecimento de uma nova cultura de produção e prestação de serviços responsáveis. Economia e ecologia são compatíveis, especialmente no ambiente empresarial.

  5. 5 - Quais são as vantagens em adotar atitudes sustentáveis para as micro e pequenas empresas e empreendedores?

    Sociedade e consumidores estão cada vez mais conscientes, atentos e exigentes em relação à sustentabilidade. Todos observam como as instituições e empresas estão aderindo ou não às práticas sustentáveis. O tratamento dos resíduos (lixo), por exemplo, é um dos itens mais observados por consumidores, assim como as embalagens dos produtos e os anúncios publicitários. Ao adotar atitudes e práticas sustentáveis, as empresas tendem a conquistar e fidelizar essa enorme clientela consciente e engajada na mudança de hábitos e comportamento da humanidade.

  6. 6 - Por onde começar a atuar sustentavelmente nos pequenos negócios?

    Os maiores desafios empresariais nas práticas sustentáveis, esta relacionados a diminuir o uso de matéria prima, diminuir as emissões de carbono e gerar o mínimo de resíduos possível. Você pode fazê-lo pelos processos de ecoeficiencia e redução de desperdícios. Para se informar sobre outras atitudes sustentáveis, entre em contato com a unidade do Sebrae em sua região.

  7. 7 - É mais complexo para os pequenos negócios atuar de acordo com os princípios da sustentabilidade?

    Guardando-se as diferenças e características entre os empreendimentos, em termos gerais atuar sustentavelmente pode ser menos complexo para as micro e pequenas empresas do que para as grande empresas. As adequações a serem feitas na rotina dos processos produtivos e da prestação de serviços são menores e menos complexas, comparando-se com os grandes empreendimentos. Nas micro e pequenas empresas as atitudes sustentáveis podem ser iniciados pela economia de recursos naturais, principalmente de energia e água, como na atenção para se evitar desperdícios em todos os sentidos.

  8. 8 - É possível se ter uma visão de negócios integrada à da gestão sustentável?

    Toda empresa ou negócio visa lucro e sempre depende de recursos naturais para obter matérias primas, água e energia para desenvolver seus produtos e serviços. Portanto, a gestão sustentável é inerente ao mundo dos negócios. Não há incompatibilidade entre atividade empresarial e sustentabilidade. Ao contrário, quanto mais sustentável for o empreendimento - em termos econômicos, ambientais e sociais -, melhor serão os resultados do negócio.

  9. 9 - O que é Licença Prévia (LP)?

    A Licença Prévia autoriza o empresário a desenvolver o projeto do empreendimento de acordo com as exigências ambientais, determinadas a partir das características das atividades pretendidas.

  1. 10 - Qual é a importância da adesão das micro e pequenas empresas à sustentabilidade?

    As micro e pequenas empresas constituem a imensa maioria dos negócios em todos os países. São grandes geradoras de emprego e postos de trabalho. No Brasil elas são responsáveis por 56% dos empregos formais e correspondem a mais de 98% do total de empresas formalizadas. Os pequenos negócios e empreendimentos são aliados fundamentais para a promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável brasileiro.

  2. 11 - Qual a importância das certificações que apontam produtos e serviços sustentáveis?

    Elas são a principal referência para consumidores e mercado reconhecerem a autenticidade de produtos e serviços sustentáveis. A idoneidade das certificadoras, responsáveis pelo processo de aprovação e fornecimento dos selos, é a garantia da qualidade dos bens e serviços atestados. As certificações de sustentabilidade funcionam como uma marca extra, que agrega valor e confiabilidade à marca da empresa ou indústria responsável pela produção ou prestação de serviços sustentáveis.

  3. 12 - O que é licenciamento ambiental?

    O licenciamento ambiental é um dos instrumentos exigidos para implantação de atividades produtivas. Trata-se de um instrumento prévio de controle ambiental para o exercício legal de atividades modificadoras do meio ambiente, dentre as quais incluem aquelas listadas nas resoluções CONAMA números 001/86, 011/86, 006/87, 009/90 e 01/90.

  4. 13 - Quais são as instâncias de governo que empresários de pequeno porte devem recorrer a respeito de meio ambiente?

    Para verificar se sua atividade necessita de licenciamento ambiental, empresários de pequeno porte devem interagir com: . Órgão Estadual de Meio Ambiente – OEMA: responsável pela emissão de licenças ambientais, para instalação e operação de empresas; . IBAMA: nos casos de licenciamento florestal. O IBAMA possui superintendências em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal, em condições de orientar o licenciamento; . Órgão Municipal de Meio Ambiente: muitas prefeituras já dispõem de uma entidade para orientar o empresário sobre questões ambientais.

  5. 14 - Onde pesquisar /encontrar fornecedores sustentáveis de insumos como papel, plástico, embalagens, entre outros?

    Dentro de pouco tempo, praticamente todo o mercado estará trabalhando de acordo com os princípios da sustentabilidade. No momento, ainda é necessário um pouco de pesquisa para encontrar fornecedores sustentáveis de insumos em geral. A maioria deles está acessível via internet.

  6. 15 - Quais são as licenças?

    As licenças ambientais são de três tipos: a Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO).

  7. 16 - O que é sustentabilidade?

    “Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam atender as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

  8. 17 - O que é Licença de Operação (LO)?

    A Licença de Operação é expedida após a Licença de Instalação, depois da verificação de que o empreendimento foi construído de acordo com o projeto aprovado e autoriza o empresário a iniciar as atividades do empreendimento.