In order to bring you the best possible user experience, this site uses Javascript. If you are seeing this message, it is likely that the Javascript option in your browser is disabled. For optimal viewing of this site, please ensure that Javascript is enabled for your browser. Centro Sebrae de Sustentabilidade

Centro Sebrae de Sustentabilidade

Formulário de busca

Inventor de orelhão ecológico e outras novidades está no Amazontech

Amazontech 2012

‘Professor Pardal’ maranhense apresenta suas invenções no Amazontech

Descrição da imagem
Jecefran no Amazontech

Vanessa Brito

Macapá – Uma tecnologia 100% brasileira, que mistura telefonia móvel e orelhão movido à energia solar. O autor dessa invenção é o técnico em eletrônica maranhense Jecefran Martins, ex-funcionário de empresa de telecomunicações. Ele criou essa tecnologia revolucionária  para socorrer as dezenas de comunidades do interior do Maranhão, que dependem de orelhões públicos para se comunicar. Jecefran  trabalhava na manutenção diária desses equipamentos públicos.

Sensibilizado com as dificuldades de comunicação da população, o técnico acabou inventando a solução baseada em tecnologia solar. Como seus superiores não queriam saber como ele resolvia o problema dos orelhões quebrados, Jecefran implantou sua invenção à revelia da concessionária até ser descoberto pela mídia. O orelhão ecológico acabou se tornando tema de reportagem veiculada pelo Jornal Nacional da TV Globo (2010). O sucesso do invento gerou sua demissão, três dias depois.

Assim começou a carreira de inventor do ex-técnico em eletrônica da concessionária de telecomunicações. Jecefran patentou o orelhão ecológico no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “Dá para montar um novo tipo de operadora no país com o orelhão ecológico: uma operadora de telefonia pública móvel 100% brasileira. Com R$ 15 milhões se monta esse negócio”, calcula o jovem ‘ Professor Pardal ‘maranhense.

O orelhão ecológico é feito de sucata e a carga solar pode dar autonomia energética ao equipamento de até cinco dias, informa o inventor. “Estou no Amazontech para apresentar essa tecnologia desenvolvida no Maranhão”,  justifica.  Ele constituiu empresa junto a um sócio e está sendo apoiado pelo Sebrae MA  na elaboração de projeto a ser apresentado à Finep. O objetivo é conseguir capital para viabilizar a produção do equipamento.

Outras invenções

Jecefran também é autor de tomada que não dá choque, devido a um dispositivo interno, que neutraliza a fase das correntes.  “Tanto faz se a voltagem é 110 ou 220 volts”, explica.,

O terceiro invento é o luminoso sem fio para taxi. Esse acessório pode ser movido à energia solar, eólica ou corrente elétrica convencional.  A autonomia energética varia entre seis a oito horas. A vantagem é não precisar de fios para fixar o luminoso no teto do carro, evitando acidentes, segundo Jecefran.

Esses dois inventos também já estão em processo de patenteamento no INPI, informa ele. Jecefran revela que tem outras invenções em andamento, sem dizer quais são. Resta aguardar as próximas novidades do jovem Professor Pardal maranhense.

Compartilhar

Enviar por e-mail


Insira até cinco e-mails, separados por vírgula